Tibia

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tibia Logo.jpg

Tibia Banner.png

[editar] O que é Tibia?

Tibia é um jogo de interpretação de personagens online e em massa para multijogadores, o chamado MMORPG. Criado em 1997, é um dos jogos mais antigos do gênero. Neste mundo de fantasia medieval, pessoas de todo o mundo se encontram para aventuras, evolução constante de seus personagens e muita diversão. Atuando como cavaleiros, paladinos, magos ou druidas, os jogadores enfrentam o desafio de desenvolver as habilidades de seus personagens, explorando uma grande variedade de áreas dominadas por perigosas criaturas e interagindo com outros jogadores em um nível social e diplomático.

A liberdade única que os jogadores desfrutam em Tibia acaba por criar uma experiência de jogo extremamente imersiva.

Tabela de conteúdo

[editar] Visual Divertido e Bem-Humorado

Diversos elementos contribuem para experiência de jogo em Tibia. Em primeiro lugar, o estilo cômico dos gráficos de Tibia não se encaixam em temas sombrios e complexos. Claro que nem tudo é fino e elegante em um mundo de fantasia, mas os gráficos de Tibia buscam criar uma atmosfera leve e acolhedora para todos os tipos de jogadores.

Outro ponto interessante é em Tibia não se precisa levar tudo tão a sério. Existe um tom engraçado em vários componentes do jogo, seja livros, as histórias dos NPCs, o grito dos monstros ou mesmo objetos e áreas, muitos deles possui algo de engraçado. E Tibia quer ser um jogo divertido. Se você está curioso para explorar essa parte de Tibia, pode falar com NPCs sobre vários assuntos, leia livros e placas. Mantenha seus olhos abertos e você encontrará piadas e alusões em quase todos os lugares desde vasto mundo tibiano.

[editar] Os Tipos de Jogadores

Elementos divertidos ou outras informações na história de fundo são características que afetam a jogabilidade dos jogadores de maneiras diferentes. Na verdade, o próprio jogador decide quão profundo ele quer mergulhar na mitologia e contos tibianos e até que ponto sua jogabilidade será afetada por isso. Tibia tem espaço para ambos os tipos de jogadores, desde aquele que interpreta o papel de seu personagem, quanto aquele que faz um jogo de metas, competitivo indo sempre direto ao ponto que lhe interessa, já que a maioria das missões não exigem verdadeiramente que você tenha conhecimento aprofundado para completá-los. Para jogadores que interpretam, existem dicas e mitologias elaboradas e até mesmo filosofias de diferentes raças, facções, ordens e áreas. Uma vez descobertos e reunidos como os pedaços de um quebra-cabeça, eles fornecem uma variedade de informações e uma base sólida para jogar, bem como espaço para interpretações próprias. As pessoas que buscam alcançar altos níveis e habilidades geralmente não se importam muito com o porquê de um dragão viver em uma certa caverna. Eles apreciam o desafio que o dragão fornece, o possível loot e pontos de experiência que recebem. O explorador também pode caçar, mas ele sabe que ele está lutando contra um dragão que procura um artefato nas cavernas que, sem o conhecimento disso, descansou na câmara do tesouro do Emperor Kruzak por décadas. Ambos os jogadores aproveitam sua própria experiência de jogo e isso é, de fato, o mais importante.

[editar] O Poder da Interatividade

As muitas características de Tibia levam a um fator importante do jogo: a interação. Mas por que a interação tem uma grande influência na jogabilidade? Somente se você interagir com outros jogadores, ocorrerá certos fenômenos. Em um mundo onde você pode viver ao lado de um semelhante sem qualquer forma de interação, não haveria tantas façanhas, notícias que merecessem ser espalhadas. É quase impossível ganhar respeito e notoriedade além de um pequeno círculo de amigos se ninguém ouvir falar de você. Na verdade, as chances são de que você poderia estar no jogo sem que ninguém percebesse sua existência. Heróis e fracassados nascem através da interação, não pela indiferença.

[editar] Identidade

[editar] Pena de Morte

O aspecto da pena de morte. Goste ou não, tornou-se um fato aceito e importante em Tibia de que a morte de um personagem tem sérias consequências. Ao longo dos anos, a penalidade foi alterada várias vezes, sempre a favor dos jogadores (na primeira versão, os personagens eram excluídos quando morriam!). Ainda assim, até hoje, a morte é um acontecimento significativo e extremamente desagradável em Tibia que, paradoxalmente, melhora a experiência do jogo. O sucesso importa muito mais se um possível fracasso tiver consequências. Imagine uma The Annihilator Quest em um mundo sem pena de morte. Seria apenas uma questão de tempo para completar essa busca e não haveria o mesmo perigo e desafio que ela representa hoje. Enfrentar um novo Boss monstro seria menos ousado se você não perdesse nada em uma possível morte. Não pode haver heróis em uma terra sem desafios!

Evidente que a morte de personagens amigos ou de seu próprio personagem adiciona um bom drama ao jogo que certamente aumenta a emoção, mas esta experiência é uma espada de dois gumes. Por um lado, uma pena de morte mais significativa acarreta em maior probabilidade de os jogadores abandonar o jogo devido a momentos emocionais muito fortes e frustração iminente da morte de seu personagem. Por outro lado, um jogo onde a morte não possui poucas consequências leva ao abandono do jogo devido ao tédio e a falta de desafios.

Ironicamente, mesmo a frustração de ser morto e perder algo fornece outro efeito positivo na experiência de jogo a longo prazo. Nos mundos habilitados para o PvP, onde os personagens podem ser mortos por outros jogadores, está realmente em suas mãos para dar um revés a outros jogadores e, os outros jogadores a você. Isso coloca uma forte ênfase na interação, guildas e habilidades diplomáticas dos jogadores - coisas que são a energia de qualquer comunidade.

[editar] Poder Ilimitado

Em contraste com a pena de morte, onde você perde grande parte da sua experiência e seus pontos de habilidade, você também pode obter poder ilimitado. Diferentemente da maioria dos jogos online, em Tibia não há limite de nível ou habilidade. Sendo assim, você é capaz de criar um personagem de imenso poder. Você nunca alcançará o final do jogo, pois simplesmente não tem fim. Além disso, você sempre terá personagens ao seu lado, que pode tentar superá-lo no caminho para os próximos níveis. Isso faz do Tibia uma competição sem fim, fato que certamente contribui para a emoção do jogo.

Além disso, ter um dos mais altos níveis ou habilidades em um mundo de jogos, faz um personagem famoso na comunidade. Essa popularidade certamente influenciará sua jogabilidade, pois muitos outros jogadores enviarão mensagem para perguntar sobre equipamentos, proteção ou ajuda com jogadores hostis. Quanto maior o seu nível, mais poder você tem sobre outros jogadores e isso pode ser usado de forma positiva, por exemplo, você pode ajudar jogadores de níveis mais baixos a solucionarem missões ou conflitos, ou negativamente, por exemplo, você pode forçar outro jogador a sair de um campo de caça. Portanto, ser capaz de evoluir sem limites certamente tem uma grande influência na jogabilidade da maioria dos jogadores.

[editar] Quests

As missões são uma parte essencial de Tibia, para muitos jogadores são o tempero que adiciona sabor ao jogo: cumprindo uma tarefa, lutando com monstros ou resolvendo mistérios e enigmas e, finalmente, obtendo uma conquista ou recompensa.

Existem diferentes tipos de quests, às vezes você tem que entregar uma nota ou coletar vários itens, outra vez, você tem que matar uma horda de monstros. Seja qual for a missão, sua vida como aventureiro se enriquece com cada missão e depois de completar uma missão difícil, você se sente realmente orgulhoso.

Um tesouro valioso ou uma certa conquista é certamente gratificante, mas a sensação de ter resolvido um enigma ou ter derrotado um horda de monstros ferozes é algo que você provavelmente não esquecerá jamais. Às vezes, a jornada para resolver um enigma torna-se a recompensa real ou pelo menos parte da recompensa.

E você, jogador, é privilegiado com um sistema de missões bem diferente da maioria dos jogos do gênero. Em Tibia não há necessidade de somente cumprir missões solicitadas em NPCs, independente de estar conscientemente em uma missão, os tesouros estão escondidos em lugares remotos e você passa pela história de diversos aventureiros que perderam suas vidas tentando completar alguma missão particular. Algumas missões levam dias para serem completadas e outras são desvendadas quase sem querer ao abrir um baú escondido no final de uma caverna. Ainda assim você não depende de missões para evoluir seu personagem e a diversão segue a partir de sua escolha.

[editar] Combate Player vs Player

Os conflitos entre os jogadores sempre foram uma parte central da experiência no mundo Tibiano. Você encontrará vários recursos que tornam o combate entre jogadores algo diferente de muitos outros jogos. Certamente que a existência de três diferentes tipos mundos que definem as permissão do combate Player vs Player já é um diferencial. Os mundos com Optional PvP não permitem nenhum combate entre jogadores não consensual enquanto no Hardcore PvP quase tudo é permitido sem limitações e há um grande incentivo para isso. Somente em mundos Open PvP o jogador desfruta de uma certa liberdade de escolha entre combater ou não com outros grupos e jogadores. Optando pela diversão através do PvP, você pode lutar com outro jogador a qualquer hora, em qualquer lugar, a menos que esteja em uma zona protegida, geralmente localizada nas áreas principais de qualquer cidade. O ataque surpresa ou traiçoeiro a uma pessoa inocente fará com que você seja marcado com uma caveira, então todos os demais personagens saberão que você foi injusto em combate. Sendo um fora da lei você não poderá entrar em áreas protegidas e correrá o risco de ser punido por outros jogadores. Os personagens assassinos em série são tratados ainda com maior rigor por um longo período de dias. O Combate legal entre jogadores se dá através de guerras entre guildas por uma infinidade de motivos.

[editar] Maior Diferencial de Tibia

Finalmente, há um fator que é, de longe, a maior influência em sua jornada tibiana: VOCÊ MESMO!. Aqui chegamos ao ponto em que o caminho começa a se dividir para cada jogador, onde expectativas, amigos e inimigos começam a fazer uma diferença crescente na experiência de jogo individual. Todos vocês têm seus próprios motivos e incentivos para jogar o jogo. Para todo o conteúdo e mecanismos de jogo que podemos fornecer, no final é você quem faz a diferença. É você e seus amigos que transformam sua experiência de jogo em algo único e especial. E talvez você seja apenas a pessoa que melhora o jogo para outra pessoa até um ponto em que se torna mais do que apenas um jogo.

[editar] Artigos Relacionados

[editar] Links Externos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas