Tradução:
Na parafernália mágica
(Doado à biblioteca real de Bounac pelo venerável cavaleiro e estudioso Galthen)
Preâmbulo
Para levantar uma questão dessa magnitude, em tempos como estes e com meu registro de eventos catastróficos relacionados a itens mágicos,
é problemático na melhor das hipóteses. Ainda assim, tenho que perguntar: a malícia está no cerne de toda magia?
E isso continuará sendo uma questão, aberta à disputa acadêmica. As implicações e consequências a serem ponderadas por aqueles que vêm muito depois de mim - pelo menos do meu ponto de vista atual. Como dediquei minha vida a um juramento que fiz uma vez, passei a maior parte dos meus anos no solo deste mundo descobrindo e destruindo artefatos de antigas engenhocas mágicas e relíquias místicas. Nunca encontrei a bondade na raiz de tais artifícios, nem uma única vez foi o resultado de lidar com o arcano uma dádiva para qualquer um dos envolvidos. Tomei essa decisão há muito tempo e, mesmo antes, em tempos em que era apenas uma criança, o simples pensamento de um talismã ou amuleto fazia minhas entranhas se rebelarem e escureceram minha mente.
Minha vida e minhas viagens, as lutas e privações me levaram a uma conclusão singular e a uma resposta clara à questão que levantei. Ainda assim, o autor desta dissertação irá acatar e abster-se de especulações. Eu, por meio deste, apresento apenas os fatos e evidências dos efeitos da magia sobre este mundo e suas criaturas. De acordo com meus estudos e pesquisas pessoais e a gentil ajuda dos indivíduos mais prestativos Spectulus e Sinclair na academia de Edron. Minha pesquisa completa também foi possível graças ao próspero enclave de Bounac. Senti-me humilde por ter sido convidado a ficar por ordem do próprio rei Kesar. Um refúgio seguro durante várias de minhas expedições.
Conteúdo
I Armas mágicas - Os fins justificam as necessidades
II Poções mágicas - No vinho há verdade, na água há saúde
III Engenhocas mágicas - O mordedor será mordido
IV Feitiços - como a pergunta, então a resposta
V Artefatos - Classificação e Organização
VI Relíquias - Procure e você encontrará
VII Maldições (resumidas)
VIII Apêndices
I Armas mágicas (os fins justificam as necessidades)
Antes de nos aprofundarmos na sujeira dos assuntos de estado atuais, a política da guerra e o ponto válido, mas fundamentalmente unidimensional de tudo isso, precisamos olhar para os fundamentos do encantamento mágico e a criação de armamento poderoso.
(O livro continua sobre os vários tópicos, a escrita parece orientada e determinada, mas neutra e justa para a maioria do conteúdo.)