Os Skirmishers exercem as funções de líder, sacerdote e oráculo. Eles interpretam presságios e a vontade divina de seus deuses sendo responsáveis pelas leis da civilização Corym.
Curiosamente, suas habilidades não se diferem dos outros Corym, não importando suas atribuições como delatores da justiça, sacerdotes de seu deus (Snake God of Death) ou mesmo o uso de cogumelos para realizar previsões.
Eles afirmam adquirir conhecimento consumindo livros de todos os tipos. Neste caso, consumir realmente significa comer os livros. Certa vez foi dito que o Skirmisher que come mais livros é mais poderoso do que seus irmãos. Contudo, ainda não há confirmação de que essas duas circunstâncias estão realmente ligadas uma a outra.
Skirmishers utilizam vários truques alegando serem mágicos, juntamente com formas simples de alquimia e medicina, e, mais notavelmente, venenos. Verifica-se que Skirmishers usam uma grande quantidade de álcool para 'magicamente' fazer dos Corym guerreiros destemidos e 'poderosos'. São eles que criam os numerosos encantos e fetiches que são altamente valorizados por seus parentes. O status de superioridade dos Skirmishers é absolutamente indiscutível dada a superstição comum em toda a sociedade Corym.
É certo que apenas o mais astutos dos Corym compõem as fileiras dos Skirmishers. Como a sua atitude é a de "apoiar seus irmãos da linha de frente" eles deixam que os outros se encarreguem de todo trabalho sujo e perigoso. Esta confortável posição se deve ao fato dos Skirmishers adquirirem mais experiência e conhecimento que seus parentes. Isso porque eles têm autoridade sobre os melhores recursos Corym, o que prolonga seu tempo de vida em relação aos outros Corym. Estas experiências e conhecimentos são passadas apenas aos aprendizes que serão treinados para se tornarem Skirmishers, e isso lhes dá uma vantagem sobre os outros grupos e garante sua posição de líder, ainda mais que na sociedade Corym ficam reclusos.
Outra fonte de influência dos Corym Skirmisher sobre os outros é seu conhecimento secreto a cerca da produção de queijo. Dado a eles pelos deuses, este conhecimento sagrado os permite trabalhar as "maravilhas do queijo" e supostamente lhes dá acesso a um tipo de magia especial do queijo. Para a comunidade Corym, o ritual de adivinhar o futuro pelo cheiro do queijo sagrado e o ato do oráculo devorar o queijo é uma experiência espiritual... e, para o oráculo, uma refeição gratuita de primeira classe.