Em tempos passados, os Worker Golens eram uma visão comum em
yalahar, eles fizeram uma grande contribuição para o crescimento da riqueza e luxo em yalahar, garantido que as classes superiores não tinham que se preocupar com tarefas banais.
Eles foram construídos a partir de uma variedade de artefatos mágicos, além disso, os Worker Golens possuem algum tipo de inteligência adquirida em um ritual não muito diferente do que os magos modernos usam para criar Stone Golens, com poderosas runas e magias, alguns espíritos foram invocados para os Worker Golens. Os Worker Golens são mais limitados e especializados que outros robôs, porém eles têm mais precisão e são mais fáceis de controlar.
Os Worker Golens apareceram em muitas variedades, servindo como máquinas de construção, transportadores, guardas e mordomos. No decorrer dos séculos, vários Worker Golens, apresentaram defeitos e se deterioraram, hoje em dia não há muitos deles. Apesar de que alguns magos espertos descobriram com o tempo como reparar esses robôs, controlar e até mesmo criar novos robôs, porém o processo envolvido para isso é extremamente caro e demorado. Por esta razão, Worker Golens vistos fora de Yalahar são uma visão rara, e muitos dos que ainda estão em funcionamento, estão gravemente danificados. E esses robôs são naturalmente mais fracos e menos duráveis do que as versões intactas.
Embora seus comandos iniciais impedissem que eles atacassem Yalahar, esses comandos não parecem serem válidos para estranhos. Isso se deve pelo fato de que antigamente, forasteiros eram muito raros de ser encontrados na cidade, no entanto, hoje ele representa uma ameaça, e muitas vezes ataques desses robôs levam a ataques fatais, claro que isso é uma forma de uso inadequado desses robôs.
Embora o Worker Golem tenha se tornado algo raro ao longo dos séculos, ainda existem algumas fábricas antigas, e em algumas vezes eles encontram algumas pessoas desavisadas fazendo alguns trabalhos, ou simplesmente explorando, e então eles atacam com diferentes tipos de magias usando-as efetivamente como armas.