Werebadgers são seres humanos que, para alguns, se transformam em feras, devido a uma maldição - para outros, no entanto, a transformação se dá em virtude de uma doença contagiosa.
Inicialmente, a transformação ocorre apenas quando a lua está cheia e a vitima recupera sua aparência humana na manhã seguinte. Contudo, com o tempo, a transformação vai se tornando permanente e a lua cheia não é mais uma condição necessária para que ocorra. Até que, em um determinado momento, a forma bestial se torna mais frequente que a humana.
Não são nem muito fortes, e nem resistentes. Mas, essa deficiência, é compensada pela velocidade e inteligência. Não chegam a ser realmente predadores, contudo, podem representar um certo risco para aventureiros descuidados. Quanto a forma, assemelha-se a um híbrido de badger e ser humano e, tal qual um badger, prefere as cavernas como habitat.
A Maldição da Lua Cheia, como é comumente conhecida, é transmitida através de mordida ou arranhão provocados por outra pessoa já infectada. Contudo, alguns livros proibidos também citam métodos para transformar alguém uma criatura transmorfa por meio de rituais sombrios.
Estranhamente, algumas pessoas perturbadas procuram se amaldiçoar na esperança de utilizar suas novas habilidades para vingar-se de alguma injustiça ou insulto.