Tradução:
Notas de pesquisa de Dolis, diretor dos Planegazers
(o papel parece ser extremamente antigo e algumas partes são difíceis de ler)
Acelerámos o processo com sucesso, desconsiderando as sugestões do conselho. Ordenei à minha equipe que se concentrasse nos lugares que já conhecemos como visitados pelo Planestrider. Os locais originais de sua chegada são provavelmente os mais visitados, mas não muito bem documentados. Se encontrarmos a origem dos cubos, encontraremos a origem deste próprio ser. No entanto, todos os cubos que encontrámos até agora parecem incompletos.
(aqui podem ter sido desenhados extensos mapas, o tempo tornou-os completamente ilegíveis, o que ainda existe parece não fazer muito sentido)
Comentários sobre projetos ativos:
(as primeiras 20 notas são, em sua maioria, observações desinteressantes e comuns)
- 26: Seres Dimensionais
Encontramos evidências do que presumimos serem visitantes de outra dimensão. Toda uma raça de seres interdimensionais foi rastreada até um conteúdo desconhecido e inexplorado, aproximadamente ao nordeste. Os viajantes confirmaram avistamentos de criaturas horríveis com múltiplas defasagens, bocas e olhos, devorando ou carregando grandes quantidades de energia. Todos os relatórios descreviam seres muito antinaturais aparecendo do nada.
Nº 26/2, adendo: captura bem-sucedida
Um espécime foi encontrado amarrado e meio morto em um navio. O capitão abandonou o restante de sua tripulação neste caixão flutuante pouco depois de ele chegar ao porto de Venore, então não sabemos quem o capturou ou como ele entrou no navio. Contudo, deve ter sido uma tarefa verdadeiramente assustadora, pois quando tentámos retirá-lo do porão do navio, ele ganhou vida e começou a atacar-nos imediatamente, causando muitos danos. Conseguimos contê-lo usando uma das células de contenção avançadas que nossos artesãos projetaram. Estudar isso pode nos aproximar um passo da verdade. O que são essas coisas e são a origem de tudo isso?
- 26/3, adendo: Um passo atrás
Embora possamos confirmar que o espécime de 26/2 não é da nossa dimensão, não está de forma alguma ligado ao ser que procuramos. Concluo que o Planestrider pode nem mesmo ser um “ser” no sentido real. Considerando todas as coisas, pode ser mais um "conceito", mas com que finalidade? Qual é o propósito e porquê deste rasto de provas inequívocas da sua existência? As palavras que ela nos oferece fazem parte de algo que ela quer que saibamos. Tudo deve estar conectado para formar um significado, uma mensagem. É claro que estamos perto de decifrá-lo, mas e se ele nem estiver mais em nossas mãos, e se nunca esteve? Nota: devo manter pensamentos triviais ou pessoais em um diário ou algo assim, vou deixá-los aqui por enquanto.