Os ogres tem realmente uma aparência monstruosa, são tão grandes que superam até mesmo os
orcs mais altos. Corpulentos, eles tem um corpo roliço, mãos e pés grossos, cabeça pequena e aparentemente sem pescoço. A altura média de um ogro adulto é cerca de 12 pés (3,7 metros) e sua circunferência abdominal é praticamente metade de sua altura. Atingem a maturidade mais rapidamente que os humanos, em geral alcançam a idade adulta com 12 anos.
Em sua maioria são carecas e raramente tem pelo na face. Utilizam-se de clavas de madeira como arma, eles as enfaixam, as cravejam ou as transpassam com ferro. Mas, machadinhas de pedra e tridentes também são comuns. Já, combater utilizando projéteis lançados por arcos ou bestas é muito difícil para eles. Em relação ao combate à distancia são bons lançando coisas, especialmente pedregulhos.
Ogres organizam-se em tribos, habitando as estepes e pastagens de Krailos. Embora algumas tribos tenham tendência nômade, grande parte vive em tendas de couro ou cabanas de pedra. Normalmente, o cacique de uma tribo é o ogre macho mais forte, ele é assessorado por um Ogre Shaman. Se o shaman é fêmea, muitas vezes eles formam um casal, mas essa não é a regra. O cacique se responsabiliza por todas as decisões relativas a caça e guerras, enquanto ao shaman cabem os assuntos espirituais e sociais.
Embora seja uma raça guerreira e muitas vezes brutais, eles estão mais interessados em uma boa refeição do que qualquer outra coisa. Eles adoram o Great Hunger, espírito o qual acreditam devorará o mundo inteiro se não for regularmente alimentado. devido a isso, eles frequentemente realizam rituais sacrificando alimentos e seres vivos para alimentar esta entidade.
A maioria dos ogres machos são de duas variedades: Ogre Brute ou
Ogre Savage. Em sua sociedade a principal atribuição deles é lutar pela tribo ou explorar a estepe em busca de alimentos. Os Brute se especializaram em arremessar pedras e usar a força bruta para socar e esmagar o inimigo com seu enorme peso corporal. Contudo, as vezes, podem levar consigo uma grande clava ou um pesado machado para intimidar.