O pouco que se sabe sobre os Astral Shapers é o que o NPC Albinius nos conta em suas falas, e também em 3 livros que podem ser encontrados na biblioteca de Isle of the Kings:
e um quarto livro que está na biblioteca do templo de Port Hope:
Albinius nos diz que os Shapers eram uma civilização bem avançada para o seu tempo, eram peritos em arte, construções, linguagens e explorações.
A maior prova e testemunho de toda a genialidade e conhecimento avançado para resolver os mais complexos problemas, é o Grande Templo conhecido como Halls of Hope, localizado ao norte de Thais (32336,32092,7:2aqui
) onde observamos que além de mestres na arte artesanal, os Shapers dominavam e se destacavam também na magia.
Os Shapers estavam ansiosos em querer compartilhar e documentar de qualquer maneira todo o seu conhecimento, e sabiam muitas maneiras de preservar essas informações, algumas delas provavelmente ainda não conhecida ou mesmo compreensível por nós.
Agora os registros mais úteis dos Shapers foram os diversos livros que escreveram. Esses livros podem ser encontrados aos arredores de Thais, alguns trancados em antigos baús, outros roubados por criaturas ferozes, que certamente o roubaram com propósito de usá-los em algo terrível. Esses livros podem conter tudo o que precisamos para terminar o templo e saber mais sobre essa incrível e misteriosa civilização.