Textos antigos contam sobre uma época na qual os sacerdotes do império não reverenciavam os dragões, mas uma ou mais entidades diferentes. Contudo, de todos os segmentos da sociedade lizard os sacerdotes foram os quem mais se modificaram com a chegada dos dragões. Nas últimas décadas, aparentemente, os velhos costumes foram esquecidos, se não suprimidos, e uma tradição inteiramente nova foi fundada. Assim, nos dias de hoje, não há praticamente nenhum conhecimento que seja resquício da época anterior a dos dragões.
Embora os Lizard Dragon Priests sejam uma ordem bem recente, seus dragões mestres lhes ensinaram uma poderosa magia. São poucos os que, no mundo conhecido, conseguem competir com eles na habilidade de manipular o fogo, eles gostam de incendiar e fazem disso um ritual, tal qual incendiários criminosos. Desta forma, a chama é vista como uma manifestação visual do poder dos dragões. As vezes eles usam dragões ou itens que tenham relação com eles como símbolos estilizados de sua crença. Em relação a seu comportamento, os Lizard Dragon Priests, tentam imitar os dragões e isso se reflete em seu estilo de luta. Contudo, seus poderes não abrangem só a invocação de chamas e labaredas. Alguns deles nem estão relacionados a sua reverencia os dragões. Mas, ainda é um mistério se a afinidade que tem ao veneno e a corrupção são resquícios de seu passado ou se há alguma relação desconhecida destes elementos com os dragões.
De forma surpreendente, para uma cultura tão ligada às tradições e formalidades, estes sacerdotes não tem postos nem escritórios próprios. Desta forma, qualquer Lizard Dragon Priest pode, por especialidade ou intriga, criar seu próprio espaço individual.