Começando a Jogar

De Tibia Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

[editar] Começando a Jogar

Inicialefoto.jpg
Esta é uma pequena introdução ao Tibia. Ela fornecerá à você instruções básicas de como começar no jogo, se ajustar e começar a jogar. Se você tiver alguma pergunta específica, ou se você desejar instruções mais detalhadas, cheque o manual do jogo no site oficial.

Tibia é um mundo cheio de aventuras, adrenalina, charadas e diversão.

Um enorme mundo virtual está esperando por você! Visite as prósperas cidades de Thais e Carlin, o incrível pântano ao sul da cidade de Venore, os carrancudos anões em Kazordoon, ágeis elfos em Ab'Dendriel, viaje para o deserto de Darama, descubra os segredos das misteriosas Shattered Isles.

Você pode jogar interpretando um poderoso sorcerer (feiticeiro), um misterioso druid (druida), um valoroso knight (cavaleiro) ou um ágil paladin (paladino) e desenvolver as habilidades do seu personagem, sem limites. Junte-se a jogadores de todo o mundo para lutar contra terríveis monstros como undead dragons, demons ou um dos vários bosses (chefes) dos monstros.

Venha fazer parte deste jogo e aprenda aqui os primeiros passos para entrar em Tibia!

[editar] Iniciando

Para começar e jogar Tibia é muito fácil, primeiramente você tem criar a sua conta.

[editar] Criando uma conta

Para jogar Tibia você precisa primeiro criar uma conta. Clique em "Create Account" e preencha os requisitos do formulário.

  • Account Name.

Nesse espaço você poderá escrever o nome da sua conta, se o nome de sua conta já existir, um simbolo vermelho aparecerá e você só poderá prosseguir após conseguir criar um nome que não esteja sendo usado por outro jogador. Lembre-se de memorizar para poder se conectar ao jogo futuramente.

  • Email Address:.

Nesse espaço você coloca o seu email, que futuramente será validado por você, caso você não consiga digitar o endereço de email, ele pode já estar sendo usado por alguma outra conta de Tibia.

  • Password:

Aqui você colocará sua senha, não se esqueça de memorizar a senha e não deixa ninguém vê-lá.

  • Password Again:

Agora você deverá repetir a sua senha. Isto server para se ter certeza da senha criada por você e que você lembra dela.

  • Character Name:

Agora está na etapa de criação do personagem, coloque o nome desejado para o seu personagem. Não pode existir no Tibia dois personagens com mesmo nome, por isso fique atento se um simbolo vermelho aparece. Se você não for muito criativo para nomes, você pode clicar em "Suggest Name", para que o próprio site crie um nome para o seu personagem.

  • Sex

Escolha o sexo do seu personagem clicando em male (homem) ou female (mulher).

  • World Location:

Antes de escolher o tipo de servidor, você deverá escolher a localidade em que o servidor se encontra, são eles: América do Norte (North America) e Europa (Europe), mais você também pode optar por mostrar ambas as localizações.

  • World Type:

Aqui você deverá escolher entre os três tipos de servidor: Optional PvP, Open PvP ou Hardcore PvP.

  • World Name:

Após selecionar o tipo de servidor, o tibia dará uma sugestão de um mundo para você, caso queira um mundo especifico clique em "change game world" e escolha um dos mundos existentes.

Se você aceita os termos, marque as 3 caixas e clique no botão "I agree".

Imediatamente será enviado uma mensagem para o seu email com um link para confirmação da criação do seu personagem.

Registrando sua conta

Agora que você já tem a sua conta, entre na sua Conta para editar seus dados (recomendado registrar sua conta para evitar uma perda, clique no botão "Register" e preencha com seus dados verdadeiros, aparecerá na tela sua Recovery Key que você poderá usar para recuperar sua conta caso seja hackeado, anote-a em um papel.)

Para aprender sobre sua conta e o que cada campo que existe nela diz, veja a página sobre Contas

Agora você poderá jogar diretamente através do cliente Flash ou dependendo do seu computador, você deverá fazer o download do client do Tibia e instalá-lo em seu computador. Abaixo estão os requerimentos mínimos do seu computador para utilizar os clientes do jogo.

[editar] O que você precisa para jogar tibia

Basicamente você precisa de um computador, uma conexão com a internet e um email para criar a sua conta e registra-la. Dependendo da configuração do seu computador, você poderá jogar diretamente do seu navegador através do cliente Flash (Desde que ele tenha o flash instalado).

Requisitos mínimos do sistema para jogar no cliente flash

  • Sistema operacional: Windows 7, Windows Vista, Windows XP
  • Navegador: Internet Explorer 8.0 (ou mais recente), Mozilla Firefox 4.0 (ou mais recente), Google Chrome
  • Flash: Adobe Flash Player 11.2 (ou mais recente)
  • Hardware:
    • 2.6 GHz Intel Pentium 4, AMD Athlon 64 3400+ ou 1.6 GHz Intel Core Duo (ou melhor)
    • 1 GB de RAM
    • 52 MB de espaço livre no HD (+ aproximadamente 150 MB para os arquivos de mapa)
    • Conexão à internet (28.8k ou melhor)

Para jogar, basta clicar sobre a gema ao lado do nome do seu personagem, enquanto está logado na sua conta. Será aberta uma nova janela, aonde será carregado o jogo.

Caso você não possua os requisitos acima, você pode baixar e instalar o cliente C++ do jogo.

[editar] Baixando o cliente

Você pode baixar o cliente do Tibia no site oficial.

Estão disponíveis versões para:

Windows XP (Service Pack 2 ou maior) / Windows Vista / Windows 7.

  • Requerimentos:
    • DirectX versão 5.0 ou superior, ou OpenGL.
    • 80 MB espaço livre em seu HD (Hard Disk).
    • Uma conexão com internet.

Linux com libc 6.

  • Requerimentos:
    • Linux com libc versão 6 ou superior.
    • X-Window system instalado.
    • Drive para sua placa de vídeo.
    • 81 MB espaço livre em seu HD (Hard Disk).
    • Uma conexão com internet.

[editar] Pronto para jogar

 Caso você não esteja jogando através do cliente C++ veja a página do cliente Flash.

Logue no cliente do tibia (nesse exemplo estamos usando o cliente C++) e você verá a seguinte tela assim que entrar no jogo pela primeira vez:

StartscreenClienteC10.00.jpg
  1. Game Window - É onde será mostrada toda a "ação" do jogo. Ela mostrará toda a área que for visível por seu personagem, que é uma pequena parte do continente do jogo. Seu personagem sempre estará no meio.
  2. Automap - Funciona como um radar. É seu mapa que o guiará durante o jogo. O automap será "liberado" conforme você explorar a área. A parte em preto significa que você ainda não explorou aquela parte. Os botões ao lado, semelhantes à uma estrela, podem guiá-lo pelo Automap, visualizando ele sem mover o personagem. (Também funciona pressionando a tecla Alt + [tecla direcional])
  3. Barra de Status - É onde serão mostrados seus pontos de vida atuais, em vermelho (HP), e pontos de magia, em azul (MP). Note que no começo você não tem pontos de magia. Ambos status serão aumentados conforme você for avançando no jogo.
  4. Inventário - Ao lado dessas barras você poderá ver o inventário. Ele é dividido em vários slots diferentes, em partes de corpo principalmente. Note que você pode pegar itens e colocar no slot em que eles foram designados para serem colocados. Por exemplo: Você só poderá colocar um escudo em sua mão, ou no local das flechas, mas não em sua cabeça ou corpo. O slot superior à direita é reservado especialmente para mochilas e sacos (backpacks e bags).
  5. Controles de Combate - Os botões de controle de combate consistem de 6 deles. Os outros 4 controlam o comportamento em relação ao combates PvP (Player versus Player) e em guerras.
  6. Botões - Alguns botões estão localizados perto do inventário. Alguns deles:
    • Options - Mostra as opções que cliente possui.
    • Help - Mostra a opções de ajuda.
    • VIP List - Barra adicionar/remover/mandar mensagens para amigos.
    • Battle - listas de pessoas ou monstros que estão próximo a você.
    • Botão Stop seu personagem vai parar com qualquer ação que estivesse fazendo, como atacar, seguir, andar.
    • Botão Logout faz com que você saia do jogo.
  7. Console - Na parte inferior da tela você encontrará o console, que nada mais é do que uma área própria para conversar com outros jogadores. A comunicação é organizada em diferentes canais de chat que podem ser ativados clicando no pequeno botão com uma pasta desenhada nele, na parte superior esquerda do console.
  8. Barra de Cooldown - Na barra de Cooldown você pode ver quanto tempo você ainda tem que esperar até que uma magia ou um feitiço de um grupo de magia estará disponível novamente. Você pode ocultar a barra cooldown no menu de opções em Geral.

[editar] Primeiros Passos

Movendo seu personagem

Você começará sua aventura em uma pequena ilha. Uma pequena janela, com um pequeno tutorial aparecerá em sua tela, explicando como mover seu personagem. Simplesmente clique no chão, ou no mapa se você quiser que seu personagem se mova. Você também poderá andar utilizando as teclas direcionais (→↑←↓) de seu teclado. Ande um pouco, e uma segunda janela se abrirá explicando como mover seu personagem clicando em seu automap. Alguns NPCs marcarão importantes pontos da cidade assim que você chegar ao continente principal. Mas claro, só se você falar com eles. No entanto, você mesmo pode fazer marcas em seu automap. Exemplo: Para lembrar a entrada de sua caverna, ou área de caça favorita, clique com o botão direito no mapa, no ponto desejado, e em Set Mark, escolha o símbolo e pronto, está marcado. Agora ande até chegar à uma rampa. Logo acima estará Santiago, que possui sua casa e está à sua espera.

Menu de Contexto

Em seu caminho para encontrar Santiago, após você cruzar a pequena ponte, você passará por uma placa. Clique com o botão direito nela e em seguida você poderá clicar em Look (Olhar - Bem útil para saber o que está escrito na placa) ou Use (Usar - Não funciona com alguns itens, mas é utilizado por exemplo para comer algo). Selecione Look, para ler o que está escrito na placa. Dependendo das características do item, o menu de contexto irá variar. Exemplo: Quando clicar em uma caixa, ao invés de "Use", aparecerá "Open", ou "Rotate" quando for em uma cadeira.

Contextmenu.gif

O menu de contexto também abrirá se você clicar em um personagem ou NPC. Clique com o botão direito em Santiago e o menu de contexto aparecerá, e você terá várias opções, Look, Use, Follow e até Attack (Olhar, Usar, Seguir, Atacar).

Conversando com Habitantes

Mas então, você provavelmente não irá atacar um cara "da paz" como Santiago! Ele é um homem amigável, que gosta de ajudar novos jogadores à dar seus primeiros passos em Tibia. Você pode falar com ele digitando "hi" ou "hello" no console, e então pressionando Enter. Um chat especial para NPCs se abrirá, nele você poderá conversar com qualquer NPC. NPCs em Tibia reagem à palavras-chave, sendo que a maioria é mostrada na janela em azul escuro, diferente do restante da frase.

Quests

Santiago irá enviar você em sua primeira quest. Quests são pequenos serviços ou tarefas que são feitas para NPCs. Claro que, Santiago irá enviá-lo em uma tarefa fácil e básica. Quando seu personagem ficar mais poderoso, as quests irão se tornando mais difíceis também, e cada vez mais desafiadoras! Você realmente deve tirar um tempo para conversar com alguns NPCs no jogo. Você aprenderá muito sobre o mundo em que você está jogando. Simplesmente inicie uma conversa com eles, assim como fez com Santiago da primeira vez, e pergunte à eles coisas como job, ou name (Trabalho / Nome). Com um pouco de sorte, eles terão alguma tarefa para você - pergunte à eles por uma mission ou quest. Se você completar a quest, eles recompensarão você com itens úteis ou alguma informação valiosa.

Sua Primeira Matança

Santiago tem uma infestação de cockroachs (baratas) em seu porão. Ele quer saber se você pode ajudá-lo à matar essas criaturas nojentas. Para matar uma Cockroach, clique com o botão direito nela e selecione Attack. Um ataque de sua pequena club deverá ser o suficiente para matar algumas. Cockroachs são nojentas, mas frágeis. Assim que você acabar o tutorial, você será enviado para Rookgaard, e você vai notar que as criaturas são mais agressivas e atacam você. Criaturas fáceis de se começar são rats. Os esgotos da cidade são infestados com rats. Tome cuidado se você está pensando em lutar com eles. O Rato Tibiano é um pouco diferente do rato do nosso dia-a-dia. Ele não correrá de você, mas irá atacá-lo. E poderá machucar você seriamente com seus dentes afiados. Não fique com medo, alguns danos com sua arma poderão acabar com ele rapidamente.

Coletando Itens de Monstros (Looting)

Assim que você tiver matado uma cockroach, você deverá clicar com o botão direito no corpo dela e selecionar Open. Com um pouco de sorte você encontrará uma Cockroach Leg dentro dela. Arraste o item até sua bag, em seu inventário. Cheque o conteúdo de sua bag clicando com o botão direito do mouse nela e selecionando Open. Note que se mais de um personagem obter pontos de experiência por ter matado uma criatura, somente o que causou mais dano à criatura poderá abrir o corpo pelos próximos 10 segundos após a morte da mesma. Durante este período é impossível mover o corpo da criatura. Se um personagem estiver em uma party, todos os membros da mesma podem abrir o corpo da criatura. E todos poderão também pegar o loot.

Subindo escadas

Ninguém quer matar baratas para sempre, certo? Se você tiver coletado algumas Cockroach Leg, é uma boa ideia voltar para Santiago. Volte por onde você entrou e clique com o botão direito do mouse na área onde está o pé da escada, e selecione Use.

Pontos de Experiência e Skills

Como recompensa por sua ajuda, Santiago lhe dará 100 pontos de experiência. No entanto, pontos de experiência são muito raros como recompensa de uma quest. Normalmente, pontos de experiência são obtidos matando criaturas agressivas. Quando você tiver obtido pontos de experiência suficientes, seu personagem irá avançar em level, o que fará ele mais rápido e forte em uma série de fatores. Também como experiência, seu personagem possui skills, que determinam o quão bem seu personagem pode lutar, pescar, etc. Você irá aumentar esses skills simplesmente por usando eles (Não clicando com Use, mas sim os utilizando em batalhas). Para checar a quantidade de experiência do level, e skills, clique no botão skills abaixo de seu inventário ou pressione Ctrl+S.

Escolhendo a roupa de seu personagem

Mais tarde no caminho, você conhecerá Carlos. Ele ensinará à você como mudar a roupa de seu personagem. Você pode escolher a roupa dentre 4 opções se você for Free Account, mas se você for Premium Account você poderá escolher muitos mais. Você também poderá customizar mais ainda a aparência de seu personagem se você, futuramente, comprar os chamados Addons, que são itens que quando combinados, falando com um NPC, podem ser convertidos em peças de roupa para seu personagem.

Negociando com NPCs

Carlos está sempre com fome, e ele pedirá gentilmente à você que colete algumas meats ou hams, que não passam de carnes obtidas quando você mata alguma criatura. Você poderá obter um deles facilmente nos Deers e Rabbits à volta. Quando você tiver algum deles, fale trade com ele. Você negociará com ele. Uma nova janela abrirá, no lado direito. Pressione Sell, e selecione qual tipo de comida você quer vender para Carlos. Clique em Ok para confirmar a negociação.

NPC Trade Window.jpg

Agora que você aprendeu as funções básicas, você está pronto para explorar o resto da ilha dos iniciantes sozinho, sem a ajuda de um tutorial. Atravesse a ponte e siga para o norte, para chegar ao centro da cidade.

[editar] Em Rookgaard

Geral

Assim que você deixar Carlos e atravessar a ponte ao Norte, você está por si só. Seu primeiro alvo deve ser deixar seu personagem o mais forte o possível. O vilarejo de Rookgaard e tudo o que está à sua volta são lugares recheados de segredos e aventuras, mas você deve ter cuidado - nestes locais podem haver vários monstros perigosos, monstros que não irão pensar duas vezes antes de te atacar! Se você não sabe qual criatura é melhor para se caçar no seu level, fale com algum dos guardas das pontes ao Norte ou à Oeste. Eles irão gentilmente marcar para você alguns pontos de caça interessantes para seu level em seu Automap. Tente coletar o máximo de experiência que você puder. Você também deve poupar dinheiro, os famosos "gps" (Gold pieces - moedas de ouro), para comprar melhores equipamentos e armas. Note que personagens devem ser level 2 para poderem atravessar a ponte ao Norte do vilarejo e explorar as redondezas. Tenha certeza de carregar comida com você. Se você for ferido em uma batalha, comer irá fazer com que alguns de seus pontos de vida e de magia (HP e MP lembra?) voltem! Mas não instantaneamente, eles voltam aos poucos. Se você estiver seriamente machucado ou envenenado, converse com o NPC Cipfried no templo. Ele irá curá-lo - é só falar com ele, até mesmo se ele estiver falando com alguém antes!

Morte

Não se sinta o "fortão" para sair e explorar onde quiser! Logo logo, matar ratos se tornará chato, então você deverá explorar e encontrar novos desafios. Lembre-se que a pior coisa que pode acontecer é você morrer - e a morte, felizmente, não é o final de sua jornada em Tibia, como na vida real. Se seu personagem for morto, ele irá reaparecer no templo local, seguro e são e salvo. No entanto há uma penalidade por morrer - seu personagem irá perder pontos de experiência, skills e provavelmente alguns itens.

Stamina

O contador de stamina indica o tempo que você poderá ficar caçando até o personagem ficar cansado para continuar caçando. Personagens podem caçar até 56 horas antes de não receberem mais pontos de experiência. No entanto, durante as últimas 14 horas, as criaturas irão dar somente metade da experiência e não dará mais loot. Não se preocupe, a stamina é regenerada enquanto você não está jogando. A cada 2 minutos que você está offline, seu personagem ganha 1 minuto em sua stamina.

Obtendo Equipamento

Você deve ter salvo um pouco de dinheiro para investir em um equipamento melhor. O NPC Obi ficará feliz em vender à você equipamentos de qualidade em sua loja. Visite-o e fale sobre trade. Você notará que os ratos serão muito mais fáceis de ser derrotados com uma boa espada e um escudo confiável em suas mãos.

Enviando Mensagens à outros Jogadores

Claro que, você não é obrigado à comprar exclusivamente de Obi. Em Rookgaard há muitos outros habitantes, outros NPCs e jogadores. Vários deles ficarão felizes em fazer uma troca. Para falar com algum outro jogador, digite o que você deseja falar no console, e tecle Enter. Você também poderá mandar mensagens privadas para os jogadores. Basta clicar com o botão direito no personagem do jogador desejado, e em seguida clicar na opção "Send Message to..." e então o nome do personagem. Isto fará com que um chat privado seja aberto, neste chat somente as suas falas e as do jogador irão aparecer.

Trocando com Outros Jogadores

Se outro jogador concordar em realizar uma troca, você poderá usar o modo de troca (trade mode). Simplesmente posicione o seu personagem próximo ao personagem que irá realizar a troca. Clique com o botão direito no item que você quer trocar, e selecione "Trade with...". O cursor se tornará em uma espécie de mira. Agora você deve mirar no personagem que você irá realizar a troca. Uma pequena janela se abrirá, você e seu parceiro de troca irão ver a janela, se ambos concordarem com a troca, devem clicar em Accept para completar a transação.

Safetrade.jpg

Se você quiser trocar vários itens de uma vez só, coloque-os em um recipiente, como uma bag, e use a função de troca na bag.

Bloqueio de Logout Logout Block Icon.gif

Note que você sempre deverá usar o botão de Logout para sair do jogo. Se não lhe é permitido sair imediatamente, é porque você recentemente se envolveu em uma luta. É o chamado de block de logout, que garante que você não irá fugir de um desafio de um jeito desonesto. Lembre-se que se você fechar o client diretamente, sem usar a função Logout, seu personagem poderá continuar no jogo mesmo que seu computador esteja desligado. Isso pode ser muito perigoso, então sempre saia do jogo de maneira apropriada e em um lugar seguro.

Obtendo Ajuda Se você possui dúvidas quanto aos comandos do client, ou gameplay em geral, o uso de contas no site oficial, existem diferentes modos de pedir ajuda. Por exemplo, o tutorial irá explicar à você o básico para você seguir por si próprio. Durante o jogo poderão aparecer algumas janelas em sua tela, explicando a função de algum item por exemplo. Você também poderá ativar a ajuda do client pressionando Ctrl+H. A ajuda do client lhe dará informações detalhadas sobre as partes do client e itens especiais na janela do jogo. Se você possui perguntas específicas, você deve dar uma olhada no FAQ ou no manual no site oficial. Se você não encontrar sua resposta aqui, você pode usar o chat de ajuda no jogo. É só pressionar Ctrl+T e fazer sua pergunta. Os tutores irão ajudá-lo. Note que tutores não são autorizados à responder perguntas sobre o conteúdo do jogo, como quests. Finalmente, se você descobrir que alguma das Regras do Tibia foram violadas, você pode denunciar o jogador que infringiu as regras com uma das diversas forma de reportar, para saber as formas de reportar veja Ferramentas de Report.

Ilha do Destino - Island of Destiny

É um pouco excitante, mas você deve te em mente que Rookgaard é somente um guia, que lhe fará dar os primeiros passos no mundo do Tibia! Assim que seu personagem atingir o level 8, você estará pronto para encarar seu destino. Visite o NPC Oracle no primeiro andar da Academia de Rookgaard. Ele o enviará até a Island of Destiny. Alguns NPCs, de cada vocação, irão apresentar à você as vantagens de cada uma. Existem 4 diferentes vocações para você escolher: Ser um grande guerreiro (knight), um ágil paladino (paladin), um poderoso druida (druid) ou um perigoso mago (sorcerer)! Você deve escolher cuidadosamente a vocação de seu personagem, porque assim que você escolhe-la, ela não poderá ser desfeita. Assim que você tiver decidido sua vocação, você aprenderá sua primeira magia. Você também terá acesso à um porão em que você poderá obter e testar seu novo equipamento em uma área designada especialmente para sua vocação. Tome cuidado - quanto mais fundo você entrar na área, mais fortes serão os oponentes. Mesmo assim, seu novo equipamento deverá ajudá-lo à superar alguns obstáculos com alguma facilidade. Assim que você estiver pronto para deixar a ilha, Captain Kurt irá gentilmente enviá-lo até a cidade que você escolher. No entanto, a cidade precisa ter um ponto acessível ao público, então é impossível ir diretamente para Kazordoon ou Svargrond. Se você ainda não decidiu qual cidade você quer começar, Captain Kurt irá também lhe dar algumas informações básicas sobre cada cidade tibiana. Nota: É possível permanecer em Rookgaard e avançar em levels com seu personagem aqui, mas é altamente recomendado que você não o faça. Se seu personagem embarcar para o continente principal com um level maior que 8, ele será mais fraco que personagens que deixaram a cidade no level correto. E também, não será dado à você o direito de obter o equipamento na Island of Destiny ou testar as áreas de lá.

[editar] O Continente Principal (Mainland)

Novas opções no Continente Principal

Assim que você for enviado ao porto da cidade escolhida, você deve falar com o guia da cidade, que deve estar esperando do lado de fora do navio, nas docas. Os guias sempre tem em seu nome a palavra Guide no começo. Ele possui informações sobre a cidade e ele também pode marcar lugares de interesse geral em seu Automap, como por exemplo onde fica o banco, o depósito, o templo, etc... Se seu personagem estiver abaixo do level 10, você poderá escoltado até o depósito (depot, ou DP). O gameplay é semelhante ao de Rookgaard. Você poderá explorar locais secretos, realizar quests, e, é claro, você poderá avançar em level. No entanto, existem muitas novas coisas para serem descobertas, assim como os depósitos das cidades onde você poderá guardar seus itens, sem medo de ser roubado, o Royal Tibian Mail, que é o serviço postal do Tibia. Ele permite que você envie caixas (parcels) e cartas (letters) à outros jogadores. E também no continente principal você poderá utilizar mais magias! E por último, seu personagem será capaz de gastar seus pontos de magia (MP, ou mana points) em magias que poderão ajudar você de diferentes maneiras. E há ainda mais! Você pode dar ao seu personagem uma família, e até uma casa! Entre em uma guild (que é semelhante à um clã) - se você for um jogador premium, você poderá até fundar uma guild, e se tornar o líder! Além disso, se você tiver uma premium account, você poderá alugar casas nas cidades, que estão disponíveis em vários lugares no continente, e em outras ilhas.

Matando Outros Jogadores White Skull.gif

Tome cuidado ao irritar outros jogadores, ou explorar áreas desconhecidas com outros jogadores. Se você não jogar em um mundo non-PvP outros jogadores serão capazes de atacar seu personagem, ou até matá-lo! É uma boa ideia se manter longe de problemas e confusões, e você também pode ser amigável e evitar insultos e provocações. Se você ver um jogador que está marcado com uma pequena caveira branca perto de seu nome, você deverá tomar cuidado, pois este jogador esteve recentemente envolvido em algum ato violento contra outro jogador. Você deve tentar correr quando estiver com problemas, lembre-se das zonas de proteção (protection zones, ou PZs) como templos ou depósitos irão proteger você destes ataques. Nestas zonas atacar outro personagem ou criatura não é permitido. É claro que você não deve respeitar os outros jogadores só para evitar problemas. É também uma questão de responsabilidade e ética. Pois de acordo com as Regras do Tibia, é proibido insultar outro jogador.

Fazendo o Melhor de sua Vocação

Faça o melhor para seu personagem. Tenha em mente que cada vocação tem suas vantagens e desvantagens. Se você escolher ser um sorcerer ou druid, você primeiro deverá visitar a loja de magias local em sua nova cidade. O Conselho Mágico Superior deu uma ordem para que todo iniciante obtenha uma varinha de iniciantes se você for um sorcerer, ou cajado de iniciantes, caso você seja druid, de graça. Além disso, todos os magos devem comprar mais magias o mais rápido possível. Tenha em mente que, no entanto, algumas não são vendidas em lojas de magia. Em algumas cidades você deve procurar um NPC especial que vende as magias. Knights e Paladins devem comprar magias no começo também. No entanto, equipamento adequado e bons skills são mais importantes para estas vocações, então é uma boa ideia gastar seu dinheiro em seu inventário, com armaduras e armas, e procurar alguns monstros fracos para que você possa treinar. Independente do que você fizer, você deve sempre tentar fazer o melhor para sua vocação, sempre favorecendo seu personagem. Existem inimigos no continente principal que são muito diferentes dos que você viu em Rookgaard, então é melhor você ter certeza de que seu personagem será forte o suficiente para encarar o desafio!

Explorando o Continente Principal

É uma boa ideia ficar próximo à sua cidade principal por um tempo, mas não para sempre. Lembre-se de que há um continente enorme para explorar e conquistar! Desde as cavernas de trolls em Venore até as assustadores terras de Ghostlands, da fortaleza de ogros (Orcs) em Ulderek's Rock até a força de lordes dragões (Dragon Lord, ou DLs) nas profundezas de Fibula.

Tibia é um mundo excitante, recheado de mistérios e aventuras. Você está pronto para encarar o desafio?

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Biblioteca
Ferramentas