Desconhecida por eras, uma fissura foi aberta entre nossa realidade e a fome voraz do além. Esta fissura permitiu a passagem de criaturas abomináveis que procuraram refúgio em nosso mundo. Até que os planos fúteis de Ferumbras fizeram o limite entre os mundos se romper, nenhuma dessas abomináveis criaturas podia cruzar de um mundo para outro,. E, esta uma possibilidade natural, ao contrário, é um desastre. Aqueles seres não possuem sensibilidade alguma além de um impulso sinistro e destrutivo e o Brood Breach é um bom exemplo dessas criaturas.
Um Brood Breach pode ser melhor descrito como uma força destrutiva que ganhou forma. De algum modo ele interage com o que está a sua volta - geralmente de forma brutal. De todas as estranhas criaturas do vazio esta parece ser a mais instável, pois é incapaz de existir por muito tempo fora do submundo alterado onde foi criado.
Empenhado nos únicos objetivos - aniquilação e consumo da realidade, este é um ser que não pode ser considerado racional, é um adversário que não conhece nem demonstra misericórdia. Todo o seu objetivo existencial está voltado a destruição, nada além disso. O próprio fato de existir já o permite causar danos a nosso mundo e seus habitantes.
Porém, aparentemente, seus ataques ocorrem acidentalmente e sem qualquer intenção prévia ou planejamento, é como uma queimadura acidental. Como fogo que se alastra pela palha mas não em pedras suas ações são apenas emanações de si mesmo, nada mais do que isso. Para alguns, tanto o Brood Breach quanto outras criaturas do vazio nada mais são do que a manifestação física de toda a destruição que os cerca.
Em resumo, um Brood Breach é um adversário que além de forte não segue nenhum tipo de estratégia de combate e que precisa ser extinto antes que possa causar mais danos. Contudo, ao confrontá-lo, deve-se ter a mesma cautela de quando se está diante de um fenômeno natural.